Carregando...

À VISTA OU A PRAZO?


RESULTADO

A forma de pagamento é
Pagando
À VISTA(?) Pagamento à vista
Desconto recebido é aplicado em um investimento e resgatado após período igual ao pagamento a prazo.
, ao final do º mês, você terá o que comprou e mais
R$ 0,00
Pagando
A PRAZO(?) Pagamento a prazo
Valor total do bem é aplicado no momento da compra e resgatado parcialmente para pagamento das parcelas. Eventuais Imposto de renda e taxas relacionados ao montante resgatado são cobrados no momento do regaste.
, ao final do º mês, você terá o que comprou e mais
R$ 0,00
Qualquer desconto torna o pagamento À VISTA mais vantajoso.

FLUXO DE CAIXA PROJETADO(?) Dinheiro em caixa
Valor disponível para resgate (bruto) mês a mês após o resgate para pagamento das parcelas.
Apenas o último mês mostra o valor líquido (após pagamento do imposto de renda, quando aplicável).

O valor em caixa para pagamento à vista no último mês pode ser menor do que no penúltimo mês. O último mês é o momento considerado para o resgate do investimento e, portanto, quando incidem os impostos.
Tesouro Direto e CDBs apresentam

tributação regressiva(?) Tributação regressiva
Aplicação de imposto de Renda, retido na fonte pelo agente de custódia (corretora ou banco), cuja alíquota varia de acordo com o tempo da aplicação:
Até 180 dias: 22,5%;
Entre 181 e 360 dias: 20,0%;
Entre 361 e 720 dias: 17,5%;
Mais que 720 dias: 15,0%.
sobre o lucro obtido na aplicação.

VALOR DA COMPRA


PAGAMENTO À VISTA

Preço à vista (com desconto)
Informar desconto (%)
Desconto (%)

PAGAMENTO A PRAZO

Nº de parcelas
Entrada
Taxa de juros

ONDE VOCÊ GUARDA SEU DINHEIRO PARA RENDER?

Não aplico
meu dinheiro
Poupança
Tesouro Selic(?)
(LFT) Tesouro Selic (LFT)
Título de captação emitido pelo Tesouro Nacional, que funciona como um empréstimo ao Governo Brasileiro, recebendo uma remuneração (juros) em troca.
A remuneração segue a Selic, a taxa de juros básica da economia.
CDB(?) CDB
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de captação de recursos emitido pelos bancos, que funciona como um empréstimo feito à instituição financeira, recebendo uma remuneração (juros) em troca.
A remuneração dos CDBs pós fixados, considerados nesta ferramenta, é dada por um percentual do CDI.
de um
banco grande(?) Bancos grandes
Consideramos como bancos grandes os maiores bancos de varejo brasileiros.
São eles: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander. As taxas de rendimentos dos CDBs dessas instituições costumam ser inferiores às taxas das instituições de menor porte.
Para saber a taxa exata de cada banco, consulte a própria instituição.

(80%
CDI(?) CDI
CDI (Certificado de Depósito Interbancário) são títulos negociados entre os Bancos. Quando um Banco tem necessidade de tomar dinheiro emprestado de um outro Banco, ele paga juros chamados de taxa DI.
A média das taxas DI praticadas no mercado definem o chamado CDI, que são referência para a taxa de juros do mercado privado e é utilizada pelos bancos para rentabilidade do CDB.
)
CDB de um
banco médio(?) Banco médio
Consideramos os bancos médios, instituições financeiras de porte menor que os grandes bancos de varejo. Essas instituições apresentam taxas de rendimento melhores que os bancos grandes.
Para saber as taxas exatas de cada banco, consulte a própria instituição.

(100% CDI)
Personalizar Personalizar
Clique nesta opção para inserir informações do seu investimento personalizado.
O investimento deve ser de liquidez diária e de baixo risco.
Rendimento ao ano
Tributação regressiva(?) Tributação regressiva
Aplicação de imposto de Renda, retido na fonte pelo agente de custódia (corretora ou banco), cuja alíquota varia de acordo com o tempo da aplicação:
Até 180 dias: 22,5%;
Entre 181 e 360 dias: 20,0%;
Entre 361 e 720 dias: 17,5%;
Mais que 720 dias: 15,0%.

Fonte dos dados:
- CDI: CETIP
- Selic: Banco Central do Brasil
- Rendimento Tesouro Direto LFT: Site do Tesouro Nacional
- Poupança: Banco Central do Brasil

O objetivo desta ferramenta é auxiliar a tomada de decisão no momento da compra, quando deve ser tomada a decisão entre pagar a vista ou à prazo. Esse cálculo deve considerar o rendimento do desconto para pagamento à vista (quando houver), condições de financiamento e rendimentos provenientes da aplicação do dinheiro em investimentos de liquidez diária.
As premissas desta feramenta são: (i) O dinheiro para pagamento à vista está disponível no momento da compra (liquidez imediata); (ii) O investimento a ser aplicado possui liquidez diária, pois consideramos que o dinheiro para pagamento das parcelas na modalidade de pagamento a prazo será oriundo do resgate da aplicação feita no valor do montante financiado imediatamente após a compra (ou assim que possível, dada as condições do mercado financeiro).
Essa ferramenta apresenta uma aproximação da realidade, trazendo dados reais de rendimentos e impostos e taxas aplicáveis. Variações futuras nas taxas de juros não são consideradas. Os prazos de aplicação e data da primeira parcela da compra parcelada são aproximadas, pois o prazo de fechamento e vencimento da fatura é variável e é nosso objetivo deixar esta ferramenta o mais simples possível para o usuário. Além disso, o número de dias úteis pode variar em função de feriados e, portanto, utilizamos o "mês médio" com 21 dias úteis. Dessa forma, o resultado final apresentado pode variar do resultado real da aplicação.
Para cálculo de rentabilidade, consideramos todos os custos associados com cada um dos tipos de investimentos (IR e taxa de custódia da B3, quando aplicáveis). Não são consideradas taxas de custódia de títulos do Tesouro Direto por parte de corretoras, pois uma grande gama de corretoras não as cobra.
No caso de Tesouro Direto, não consideramos a cobrança antecipada da taxa de custódia pela B3 realizada semestralmente, sendo esta considerada apenas no momento do resgate.
As informações fornecidas são de total responsabilidade do usuário e, ao utilizar a nossa ferramenta, o usuário está de acordo com a nossa Política de Privacidade.